MILHO VERDE
Cultivado pela humanidade há mais de 7 mil anos, sua origem remonta à ilhas próximas ao litoral do México. Nome de origem indígena que significa “sustento da vida”. Serviu como alimentação básica por muitos séculos aos povos Maias, Olmecas, Astecase Incas.
Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”. Alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos, os Olmecas, Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e na religião.
Após o século XVI, devido as grandes navegações e o começo do processo de colonização da América, a cultura se expandiu para outras partes do mundo.
Atualmente, seu cultivo é observado em todos os continentes, sendo a terceira maior produção, ficando atrás somente da produção de trigo e arroz. No Brasil há registros de que seu cultivo é anterior à chegada dos povos europeus.
Portanto, é um grão rico em Vitamina A, fazendo bem para a pele, visão, fortalecendo a imunidade contribuindo assim, para a prevenção de doenças. Esse alimento apresenta também grande quantidade de fibras, que auxiliam no trato digestivo, Vitaminas B1, B3 e C, tal como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Cada 100 gramas desse alimento possui apenas 100 Kcal.,valor semelhante ao da maçã e da laranja.
MILHO VERDE é o produto que está na fase dos grãos dentados amarelo claro e “cabelo” amarronzado e sua palha verde vivo. A coloração da palha e o “cabelo” estar brilhante e transparente indica que o milho foi colhido a pouco tempo.
Para melhor conservação, ao adquirir o MILHO VERDE sem palha, o importante é guardá-lo no refrigerador embrulhado em papel toalha, o mais rapidamente possível, na gaveta de legumes.
Quais são os benefícios do milho:
1. Possui grande quantidade de nutrientes;
2. Fonte de fibras;
3. Rico em vitaminas e minerais;
4. Tem substâncias antioxidantes;
5. Por não possuir glútem em sua composição é ideal para quem tem alergias e doença celíaca;
O MILHO VERDE é um ingrediente muito versátil e pode ser utilizado em diversas preparações: pamonha, cural, torta de milho, polenta de milho verde, creme de milho verde, sopas, bolo de milho verde, milho verde refogado, entre outras preparações.
Dica Bônus:
Ao prepará-lo, só tempere na hora de comer, pois o sal jogado na água do cozimento pode endurecer os grãos.
BOLO SALGADO DE MILHO
Ingredientes:
- 1 lata de milho verde sem a água
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de leite
- 1 pacote de sopa creme de cebola
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 200 gramas de queijo muçarela ou queijo prato ralado no ralo grosso
- 100 gramas de tomate seco (opcional)
- 1/2 xícara de azeitonas verdes ( opcional)
- orégano para polvilhar
MODO DE PREPARAR:
- Preaqueça o forno 150 graus.
- Bata no liquidificador o leite e o milho até ficar bem triturado. Junte a sopa creme de cebola, o óleo, os ovos e bata mais um pouco. Até essa mistura ficar bem homogênea.
- Numa tigela grande, peneire a farinha e o fermento em pó. Despeje a mistura de ingredientes que foi batida no liquidificador, mexendo delicadamente até formar uma massa lisa.
- Unte e enfarinhe uma assadeira retangular. Despeje a massa , cubra com o queijo ralado, o tomate seco (opcional) as azeitonas (opcional) e polvilhe o orégano.
- Leve ao forno preaquecido e aumente a temperatura para 180º graus. Asse o bolo por aproximadamente 40 minutos.
Serve aproximadamente 8 porções.