MOLHO ALFREDO, MOLHO BRANCO E MOLHO BECHAMEL
São molhos semelhantes, normalmente usados em macarrão, porém apresentam características próprias. O Molho Alfredo não é tão conhecido e difundido quanto ao Molho Branco e o Molho Bechamel, mas confere ao macarrão um sabor e uma cremosidade indescritível.
A seguir a receita e o passo a passo para você se deliciar com cada um deles.
MOLHO ALFREDO
Ingredientes:
- 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 200 gramas de queijo parmesão ralado bem fino
- 50 ml de água do cozimento do macarrão (morna)
- sal
- pimenta do reino
Modo de Preparar:
- Numa tigela misture a manteiga com o queijo parmesão ralado, com a ajuda de fouet (batedor manual de metal) bata bem, misturando lentamente os 50 ml de água morna do cozimento do macarrão e continuando a bater. Para que fique um molho mais cremoso é importante que a água seja do cozimento do macarrão, pois possui amido o que ajuda a dar cremosidade.
- Quando estiver bem cremoso, tempere com sal e a pimenta do reino e transfira o Molho Alfredo para a travessa onde será servido o macarrão.
- Despeje o macarrão bem quente por cima do molho e mexa envolvendo muito bem o molho ao macarrão.É importante fazer essa mistura fora do fogo para não talhar o molho.
MOLHO BRANCO
Ingredientes:
- 50 gramas de manteiga
- 50 gramas de farinha de trigo
- sal
- pimenta do reino opcional
- 1 litro de leite
Modo de preparar:
- Numa panela coloque o leite para esquentar bem sem ferver. Retire do fogo e reserve.
- Noutra panela coloque a manteiga e a farinha, leve ao fogo mexendo sempre até espumar. Retire do fogo e vá acrescentando o leite aos poucos e mexendo sem parar para não empelotar.
- Assim que misturar todo o leite, retorne ao fogo mexendo sempre até atingir a cremosidade desejada. Acerte o sal e se for do seu agrado, adicione pimenta do reino.
O MOLHO BRANCO, é ideal para lasanha, panquecas, alguns tipois de massas, principalmente aquelas que irão ao forno para gratinar. E ainda o MOLHO BRANCO pode ser incrementado com alguns tipos de queijos: parmesão, pecorino, gorgonzola e outros.
Dica Bônus: Se preferir um molho mais grosso, diminua a quantidade de leite.
MOLHO BECHAMEL
Ingredientes:
- 50 gramas de manteiga
- 50 gramas de farinha de trigo
- sal
- pimenta do reino opcional
- noz moscada ralada,
- 1 litro de leite aquecido com 6 cravos da Índia espetados em uma cebola, um dente de alho e uma folha de louro.
Modo de preparar:
- Numa panela coloque o leite com a cebola espetada de cravos, o alho e a folha de louro, leve ao fogo baixo para esquentar bem sem ferver e os temperos soltarem todos os sabores no leite. Retire do fogo, deixe tampado por pelo menos dez minutos. Após dez minutos tampado coe o leite e reserve.
- Noutra panela coloque a manteiga e a farinha, leve ao fogo mexendo sempre até espumar. Retire do fogo e vá acrescentando o leite saborizado e coado, aos poucos e mexendo sem parar para não empelotar.
- Assim que misturar todo o leite, retorne ao fogo mexendo sempre até atingir a cremosidade desejada. Acerte o sal, acrescente a noz moscada ralada e se for do seu agrado, adicione pimenta do reino.
Assim como o MOLHO BRANCO, o MOLHO BECHAMEL pode ser usado em lasanhas, massas que vão ao forno para gratinar, sendo um molho mais saboroso quando usado sem a adição de creme de leite ou outros queijos.